Ritual

Screen Shot 2018-07-31 at 1.55.15 PM

Naming é o processo profissional, estratégico e criativo, que cria nomes registráveis para marcas. Conheça mais a fundo, passo a passo como o seu nome será desenvolvido pela Batiza: 


1 Briefing
Coleta de informações junto ao cliente para entender o seu negócio e também suas necessidades e expectativas com o projeto. Algumas vezes, em um segundo momento, é necessário uma entrevista com o cliente para tirar algumas dúvidas, alinhar e validar algumas informações. Essa etapa pode ser feita de maneira presencial ou online.

2 Necessidades do Nome
Aqui são identificadas e listadas as necessidades e obrigações que o nome precisa atender, geralmente ligadas a estratégia do negócio. Essa etapa é muito importante e por isso é validada com o cliente antes de dar continuidade ao processo.

3 Pesquisa de Linguagem
Após compreender o negócio é preciso mergulhar no seu universo do cliente para saber mais sobre o mercado e os nomes dos concorrentes.

4 Estratégia de Criação
Após entender como os concorrentes estão posicionados no mercado em relação aos seus nomes, essa é a hora de definir por qual caminho de criação seguir para se diferenciar deles e ganhar visibilidade.

5 Processo de Criação
Hora de colocar a mão na massa.

6 Consulta de viabilidade de registro
Nessa etapa é realizada uma pesquisa aprofundada por um advogado especialista em Propriedade Industrial /  Registro de Marcas. Nesse momento todos os nomes criados são avaliados para saber se encontram-se disponíveis para serem registrados junto ao INPI, nas classes pesquisadas. Além do cliente receber opções realmente registráveis, não precisará contratar um advogado (e arcar com esses custos) para fazer essa avaliação. 

Observação: É feita também uma consulta para saber se os domínios para hospedagem do site estão liberados, o famoso .com.br.

7 Teste dos Nomes
Nesta etapa é feita uma avaliação dos nomes nos quesitos: Estratégico, Linguistico e Criativo. Além disso, pesquisa para buscar tradução, semelhantes, associações e conotação negativa, a fim de detectar algum aspecto que possa ser desfavorável à marca. 

8 Seleção Final de Nomes
Aqui são selecionados os 4 nomes mais interessantes, de todo o processo, e que serão apresentados ao cliente. 

Apresentação ao cliente
O projeto é apresentado em formato PDF.  

10 Ajustes
Por fim, o que não acontece sempre, possíveis ajustes solicitados pelo cliente ou que possam enriquecer o trabalho.


ENTREGA
O projeto é entregue em forma de Apresentação no formato PDF.
Nela são sugeridos em torno de 4 nomes, suas respectivas defesas e um breve entendimento sobre como chegou-se até essas opções.


PRAZO
Ideal:  15 dias úteis (conforme agenda)