Processo

Processo

Naming é o processo profissional, estratégico e criativo, que cria nomes registráveis para marcas. Conheça mais a fundo, passo a passo como o um nome é desenvolvido pela Batiza: 


1 Briefing
O cliente responde um questionário online com perguntas sobre a empresa/produto/serviço; público; mercado; concorrentes; diferenciais; posicionamento e outras informações sobre a marca, que ajudarão na compreensão do negócio a fundo. Essa primeira etapa é muito importante para detectar as necessidades do projeto e expectativas do cliente.

2 Necessidades do Nome
Aqui são identificadas e listadas as necessidades e obrigações que o nome precisa atender, geralmente ligadas a estratégia do negócio. 

3 Pesquisa de Linguagem
Após compreender o negócio é preciso mergulhar no universo do cliente para saber mais sobre o mercado e os tipos de nomes dos concorrentes.

4 Estratégia de Criação
Hora de definir por qual caminho de criação seguir para se diferenciar dos concorrentes e ter um nome relevante. Nessa etapa é definido qual o tipo de nome mais indicado, qual a mensagem que deve passar, como ele irá se diferencia, etc.

5
Processo de Criação
Hora de colocar a mão na massa.

6 Consulta de viabilidade de registro
Nessa etapa os nomes criados são submetidos a uma busca jurídica de anterioridade junto ao INPI, que garante que os nomes que serão apresentados podem ser utilizados legalmente no seu segmento.

7 Teste dos Nomes
Nesta etapa é feita uma 
avaliação mais aprofundada dos nomes levando em consideração os aspectos: Estratégico, Linguistico e Criativo. E uma busca para avaliar tradução, nomes ou palavras semelhantes, associações e conotação negativas, a fim de detectar algum aspecto que possa ser desfavorável à marca. Nesse momento são pesquisados também a disponibilidade de domínio para hospedagem do site.

8 Seleção Final de Nomes
Aqui são selecionados os 3 nomes mais interessantes, de todo o processo, e que serão apresentados ao cliente. 

Apresentação ao cliente
Call por vídeo para mostrar as 3 opções e envio por e-mail em formato PDF. 

PRAZO
Ideal: 3 semanas (conforme agenda)