
Naming é o processo profissional, estratégico e criativo, que cria nomes registráveis para marcas. Conheça mais a fundo, passo a passo como o um nome é desenvolvido pela Batiza:
1 Briefing
O cliente responde um questionário online com perguntas sobre empresa/ produto/ serviço; público; mercado; concorrentes; diferenciais; posicionamento e outras informações sobre a marca, que ajudarão na compreensão do negócio a fundo. Essa primeira etapa é muito importante para detectar as necessidades do projeto e expectativas do cliente.
2 Necessidades do Nome
Aqui são identificadas e listadas questões que o nome precisa atender, geralmente ligadas a estratégia do negócio. Essa etapa é muito importante e por isso é validada com o cliente mais pra frente, antes de dar continuidade ao processo.
3 Pesquisa de Linguagem
Após compreender o negócio é preciso mergulhar no universo do cliente para saber mais sobre o mercado e os tipos de nomes dos concorrentes.
4 Estratégia de Criação
Hora de definir por qual caminho de criação seguir para se diferenciar dos concorrentes e ter um nome relevante. Nessa etapa é definido qual o tipo de nome mais indicado, qual a mensagem que deve passar, como ele irá se diferencia, etc.
5 Processo de Criação
Hora de colocar a mão na massa.
6 Consulta de viabilidade de registro
Nessa etapa os nomes criados são submetidos a uma busca jurídica de anterioridade junto ao INPI, que garante que os nomes que serão apresentados podem ser utilizados legalmente no seu segmento.
7 Teste dos Nomes
Nesta etapa é feita uma avaliação mais aprofundada dos nomes levando em consideração os aspectos: Estratégico, Linguistico e Criativo. E uma busca para avaliar tradução, nomes ou palavras semelhantes, associações e conotação negativas, a fim de detectar algum aspecto que possa ser desfavorável à marca. Nesse momento são pesquisados também a disponibilidade de domínio para hospedagem do site.
8 Defesa Nomes Finais
Aqui são selecionados e defendidos os 3 nomes mais interessantes, de todo o processo, e que serão apresentados ao cliente.
9 Apresentação ao cliente
Call por vídeo para mostrar as 3 opções e envio por e-mail em formato PDF.
10 Ajustes
Caso necessário.
PRAZO
Ideal: 4 semanas (conforme disponibilidade de agenda)