A importância da gestão do nome da sua marca

Quando criei a conta da Batiza no Instagram, o perfil não estava disponível, uma outra pessoa já tinha posse do @batiza. Apesar de chateada, afinal todo mundo quer seu @ exato, tive de escolher outro: @mebatiza.

A estratégia foi acrescentar uma ‘palavra’ interessante, que resultou em um call to action, que poderia ser interpretado como um pedido de socorro: “dê um nome para a minha marca”. Perceba que, não escolhi um termo aleatório apenas para resolver a minha necessidade, e sim um complemento que fazia sentido, era descontraído e chamava atenção.

Eu realmente fiquei feliz com essa escolha. Mas infelizmente, com o tempo, ela começou a trazer um certo desconforto.

Quando alguém me mencionava no Stories, ao invés de falar a ‘Batiza’, dizia a ‘Me Batiza’. As vezes, essas pessoas até sabiam o nome correto (fiz uma enquete para descobrir isso!) mas acabavam mencionando o @ para ficar mais fácil dos outros me encontrarem ali no Instagram.

Minha insatisfação foi crescendo. Estava ficando angustiada, pois percebia a cada dia que meu nome ‘Batiza’, que eu criei com tanto cuidado e carinho, estava perdendo espaço para meu nome do perfil.

Logo eu, que trabalho com Naming, estava tendo um problema com o meu próprio nome.

Se tratava de uma questão estratégica (e eu adoro isso!), portanto foi preciso refletir, analisar, ponderar os prós e contras, durante alguns meses, antes de tomar uma decisão que resolvesse o problema. Afinal as pessoas já estavam acostumadas com @mebatiza.

A dúvidas eram: “É ou não é a hora de mudar? Eu mudo agora para @batiza(algumacoisa) ou sigo como está?” E para responder essas questões tive que me questionar: “Qual é a importância disso para a minha marca?”

E eu entendi que era muito mais importante preservar meu nome, pois ele poderia ir por água abaixo, perder a relevância e enfraquecer a marca. Por isso resolvi mudar.

Agora o perfil no Instagram é: @batiza.naming
Como tudo na vida tem um lado bom, nesse caso não seria diferente. Com o novo complemento, ficou mais fácil das pessoas encontrarem o meu serviço.

Enfim, escrevi tudo isso para aproveitar essa mudança de perfil e falar que, por mais que o problema do nome estivesse apenas no Instagram, ele acabaria saindo de controle, indo para fora desse universo e prejudicando a marca como um todo.

Portanto, tenha cuidado ao criar o nome da sua marca e também com a gestão dele. Pensar com calma e estrategicamente, mesmo que só para criar o perfil das redes sociais, é muito importante e influencia diretamente na imagem da sua marca.

Ana Carolina