“É como se a estratégia fosse o rascunho e o nome a obra final.”

Percebo que existem muitos projetos, de diferentes segmentos, que iniciam com uma estratégia, ou seja, inicialmente são bem planejados (ou pelo menos parecem ser) mas que no decorrer do trabalho desaparecem com ela, deixando de existir na entrega do produto/serviço final.

Para ficar mais claro vou dar de exemplo o serviço da Batiza.
É como se durante o processo de Naming a estratégia fosse definida (e inclusive aprovada) mas depois os nomes criados e apresentados ao cliente não tem nada a ver com essa estratégia. Ou seja, ela se perdeu no processo de criação, não foi pra frente, ficou esquecida la trás e não foi entregue.

Isso é muito comum, mas não deveria ser! Afinal a estratégia de criação dá um objetivo ao nome, define o que é ideal levar em consideração para ele funcionar para o negócio em questão. Então… como assim deixar ela pra trás como se nunca houvesse existido e criar um nome aleatório? De que maneira as opções apresentadas serão validadas, se são de fato são ideais para o cliente? Onde fica (ou ficou) o referencial?

Criação aleatória de nome, não é Naming – que é o processo estratégico + criativo. É apenas um tiro sem responsabilidade e profissionalismo no escuro, sem alvo. O cliente vai estar esperando por uma coisa e vai receber outra, sem pé nem cabeça, e isso não é nada profissional.

Acredito que a estratégia é uma das partes mais importantes do projeto e por muitas vezes até a principal. É como se a estratégia fosse o rascunho e o nome apresentado a obra final.

Para que se dar o trabalho de criar uma estratégia se ela não vai ser cumprida? Apenas para parecer um trabalho profissional?

Não se comprometa com coisas que estão fora do seu alcance ou que você não consegue contemplar, apenas para florear. Estratégia é algo que deve ser levado a sério do início ao fim do projeto.

Sugiro que, quando você contratar um serviço de nome ou design, preste atenção nas promessas e no que foi estipulado no início do projeto, e ao chegar lá no fim você volte para verificar se o que você está recebendo realmente faz sentido, seguiu por um linha pré definida, se realmente foi entregue o que foi prometido.

😉
Abraço, Ana Carolina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s