O que um designer precisa saber sobre naming?

Mesmo não sendo função de um designer, muitas vezes a demanda para criar uma logo chega seguida da necessidade de criar o nome para a empresa, produto ou serviço em questão.

Sem verba para contratar um especialista e para não negar o trabalho, o designer acaba aceitando o desafio, e inevitavelmente se pergunta:
“E agora que aceitei, por onde começar?”  

Portanto aqui vão 5 dicas exclusivas para designers que pretendem dar nome para alguma marca.

Dica 1
Defina a mensagem que você quer passar através do nome.
Assim como na construção de uma logo, ter um foco claro irá te orientar e facilitar a criação.
Exemplo: A Natura transmite um dos ideais do negócio que é o valor da natureza.

Dica 2
Defina o que você vai revelar sobre a marca através do nome, e o que vai deixar para comunicar através da logo.
O bom é que, dessa maneira, a marca vai se tornar mais rica e relevante.
Exemplo: Häagen-Dazs. O nome passa a ideia de ser um produto escandinavo. E seu design, atualmente, transmite modernidade. (marca reformulada em 2017).

Dica 3
Dê atenção à sonoridade.
Já que não é tão comum na rotina de um designer prestar atenção na parte verbal, certifique-se de que o nome possui pronúncia fluida e agradável.
Exemplo: A marca Schwarzkopf, de produtos para cabelo, é quase impossível de ser pronunciada por nós brasileiros.

Dica 4
Faça a consulta no INPI .

Só dessa maneira você saberá se o nome que criou pode ser registrado.
Mas não faça isso por conta própria, deixe para um advogado especialista. O bom é que, existem vários deles no mercado que fazem essa pesquisa sem custo algum.
Exemplo: Antes de ser Jota Quest a banda se chamava J Quest, uma inspiração do desenho Jonny Quest. Teveque trocar de nome depois de anos, para não serem processados pela Hanna-Barbera.

Dica 5
Tenha em mente em quais materiais esse nome será usado.
Se for nome de produto e a embalagem for pequena, você já deve imaginar que o mais indicado é um nome curto, não é?
Exemplo: ‘Quem disse berenice’ é bem longo para caber em uma embalagem de batom.

Essas dicas são valiosas também quando o cliente pede apenas uma opinião sobre o nome para o designer. Através desse conhecimento é possível direcioná-lo melhor, o que pode ser um diferencial na hora de ter uma conversa mais profunda a cerca da marca.

Criar um nome é um trabalho que te tira da zona de conforto, exercita a sua criatividade e te dá uma outra perspectiva em relação à uma marca, o que é excelente para um profissional de criação. E o principal, como foi você que criou o nome, e já tem em mãos um brainstorm com insights, fica meio caminho andado para criar a logo e a identidade visual.

Ana Carolina

2 comentários sobre “O que um designer precisa saber sobre naming?

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